Valores do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor

IPVA 2021 RS – Dentre tantos outros impostos que existem no país para se pagar, um dos obrigatórios é o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), que é um imposto referente ao carro que cada um possui. Para mantê-lo em circulação, é preciso que esse imposto seja pago anualmente pelo proprietário.

O IPVA é pago por toda a população do país, mas o valor varia de acordo com o veículo e é calculado com base em diversas características do veículo, como ano de fabricação, modelo, entre outros.

Para quem mora no Rio Grande do Sul, o IPVA 2021 RS já está sendo calculado de acordo com o final das placas do veículo, o que faz com que o vencimento de cada parcela ou pagamento à vista seja calculado, e tudo é divulgado através da tabela anual de IPVA.

IPVA 2021 RS

O IPVA 2021 RS é de valor individual, o seu valor varia de pessoa para pessoa, dependendo do modelo e marca do carro e seu ano de fabricação, como citado anteriormente. O valor deve ser pago no estado onde foi adquirido. Isso significa que você pode até morar no Rio Grande do Sul, mas se você adquiriu o bem no estado do Rio Grande do Sul, é para lá que o recolhimento será levado.

Por isso, independentemente de onde você reside atualmente, o IPVA 2021 RS do seu carro terá que ser pago no local aonde ele foi comprado. Saiba mais informações sobre como realizar a consulta do seu IPVA e como efetuar o pagamento deste imposto. Primeiramente, tenha em mãos o chassi do carro ou o número do RENAVAM e o CPF do proprietário, aí irá bastar você escolher o ano de atividade que se deseja consultar.

  • Leia também: IPVA Bahia.

Consulta e Pagamento IPVA 2021 RS

Para você consultar IPVA 2021 RS, primeiro você deverá:

  • Acessar o site oficial do DETRAN do Rio Grande do Sul (http://www.detran.rs.gov.br/);
  • Em seguida siga as seguintes opções: Veículos, Serviços Online, Consulta de Veículo, Consulta Detalhada.
  • Após isso, insira o número de sua placa seguido de seu RENAVAM e conclua a consulta.

O pagamento do IPVA 2021 RS pode ser feito à vista, o que faz com que o proprietário ganhe um desconto bem significativo ou parcelado em até três vezes (nesse caso, sem nenhum atrativo financeiro). A maioria opta por pagar de modo a vista, acaba ficando livre dessa preocupação. Independente da forma de pagamento, a primeira prestação deverá ser paga sempre em janeiro, então quem for novo nesse negócio de ter um carro pode maneirar nas compras de natal do ano anterior.

A fatura pode ser paga em qualquer agência bancária conveniada ao DETRAN-RS ou através da internet, caso o proprietário do veículo seja correntista do banco em que vai realizar o pagamento. Em muitos estados brasileiros apenas o Banco do Brasil solicita o pagamento presencial em um terminal de autoatendimento.

No mesmo site que você realizou a consulta, você poderá imprimir a boleto do IPVA 2021 RS, ou o boleto de segunda via do documento, o que não deve acontecer, é esquecer de pagar esse imposto, pois o não pagamento dele poderá acarretar na apreensão do veículo, multa e até perda de pontos na carteira.

Tabela IPVA 2021 RS

Saiba como o vencimento do IPVA é calculado para a tabela IPVA 2021 RS:

Related Post